Pesquisa revelou que 98,1% dos chocolates industrializados não têm conservantes e 95,2% não possuem corantes
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) lançou, no último dia 24 de março, um estudo que analisa as composições e valores nutricionais de 483 produtos de chocolate. Intitulada “Chocolates Industrializados: alimentos para socialização e nutrição”, a publicação gratuita traça um panorama geral tendo como base as informações contidas na rotulagem dos principais produtos comercializados no Brasil.
Nas formulações dos produtos estudados, foi possível identificar que 99,6% não incluem antioxidantes, 98,1% não possuem conservantes e 95,2% são isentas de corantes. Também ficou comprovada a presença de teores de proteínas, fibras e polifenóis.
De acordo com o estudo, os resultados são suficientes para derrubar mitos sobre os chocolates industrializados. Por exemplo, a diversidade de produtos existentes no mercado impede que sejam feitas generalizações sobre seu conteúdo nutricional, uma vez que existem opções com maiores teores de proteínas e fibras, quantidades reduzidas de calorias, gorduras saturadas e sódio.
A pesquisa afirma ainda que os chocolates podem fazer parte de uma dieta equilibrada. Os chocolates industrializados, sejam produzidos em grande escala ou de forma artesanal, usam as mesmas matérias primas alimentícias básicas.
Alimentos “ultraprocessados”
Com base nos resultados, o trabalho contesta os argumentos utilizados por alguns profissionais para classificar, principalmente os chocolates industrializados, como alimentos “ultraprocessados”. “É um conceito que não resiste à realidade dos itens comercializados no mercado. Ao contrário, é demonstrado o valor dos chocolates industrializados para o conforto, representando um produto de grande demanda para o consumo individual, e um dos mais importantes ingredientes da culinária doméstica e da confeitaria”, diz um trecho da pesquisa.
Série Alimentos Industrializados 2030
Este é o décimo estudo da série Alimentos Industrializados 2030, publicado pelo Ital, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A edição contou com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).
Fonte: Portal Efood